CIDADANIA

Como parte de sua prática voltada para responsabilidade social, o Palma Guedes Advogados atua em projetos pro bono de impacto relevante para a sociedade, selecionados de acordo com sua relevância comunitária na promoção de princípios democráticos.

Ao longo de sua ainda breve história, o escritório tem atuado gratuitamente na defesa de entidades alinhadas com nossos valores fundamentais: liberdade, respeito às diferenças e valorização da cultura como instrumento de emancipação.

São alguns casos de destaque:

Assessoria à Escola de Artes Visuais do Parque Lage – EAV. Em 2018, o Palma Guedes Advogados deu suporte para a realização da mostra Queermuseu, combatendo a censura e protegendo a liberdade de expressão artística no país.

Apoio ao Coletivo de Mulheres da UFRJ, em situações de abuso e assédio moral no ambiente acadêmico. Nesses casos, foram obtidas vitórias administrativas e judiciais com efeitos pedagógicos sobre as questões de gênero na universidade.

Em 2018, orientação jurídica à Transparência Internacional em temas diversos de direito público e societário, relacionados com a formação e governança de fundos e instrumentos de remediação e combate à corrupção.

Assessoria consultiva e contenciosa ao Museu do Amanhã, nos anos de 2016 e 2017, ainda durante a implementação das parcerias que lhe deram formato nos anos subsequentes.

Orientação jurídica à Escolinha de Artes do Brasil, histórica sociedade artística do Rio de Janeiro, sem fins lucrativos, voltada para o ensino das artes a crianças e adolescentes desprovidos de recursos, com a concessão de bolsas a jovens da rede pública de ensino.